COMO SER UMA BOA PROFESSORA DE DANÇA ORIENTAL?
Autocrítica é fundamental. Antes de anunciar suas
aulas, pergunte a si mesma:
você realmente está pronta para isso? É claro que quando estamos
empolgadas com um projeto desse tipo nem paramos para pensar se
dominamos mesmo a
técnica ou se vamos ter a
disposição suficiente para ensiná-la. Mas lembre-se de que você será
responsável por passar
conhecimento a outras pessoas (afinal, você será uma professora como todas as outras, de português, matemática, etc) e isso demanda muita
seriedade, não apenas com as aulas em si, mas com a técnica da
dança do ventre. Como
profissional, você deve entender a
importância de fazer um
trabalho de qualidade. Imagine-se como uma professora de inglês que, sem se dar conta, ensina certas
regras erradas aos seus alunos (acredite, eu já tive uma professora assim). Eles poderão sofrer as
consequências mais tarde e, muito provavelmente, culparão você por isso. Com a dança é quase a mesma coisa. Além do mais, passar uma
má impressão como professora de dança do ventre pode acabar
queimando seu filme nesse meio. Por isso, não hesite: antes de ensinar,
estude, dedique-se e o mais importante:
aprenda a aceitar críticas. Sim, é difícil. Mas depois que o gosto
amargo passar, as críticas a farão enxergar os
pontos que precisam ser
melhorados (e eles sempre existem, até mesmo nas
melhores dançarinas). Assim, você e suas aulas já começarão com o
pé direito.Seja profissional. As pessoas estão
pagando para que você ensine. Isso significa que, aos olhos delas, você está se colocando como uma
"profissional". Faça o seu
papel.
Chegue cedo para preparar tudo e, assim, começar sua aula na hora certa. Mantenha um
ambiente propício ao foco e ao aprendizado (sem crianças correndo em volta ou outras pessoas interferindo na aula).
Chegue preparada, com uma ideia do que vai ensinar, e certifique-se de que você está
equipada com as
músicas e os
acessórios necessários. É claro que você deve ser
flexível e deixar que a aula tome um rumo diferente do planejado se necessário, mas é sempre bom começar seguindo um
plano de aula.
CDs. Leve CDs para cada
técnica que você pretende ensinar. Por exemplo, um CD dedicado a solos de percussão, outro com
músicas para dançar com véu, etc. Inicie o trabalho de ritmos árabes desde as primeiras aulas, fixando os movimentos e observando a evolução das alunas, depois inicie o trabalho com sequências, em 04, 06 e 08 tempos, utilize com as iniciantes os ritmos said e baladi.
Notas. Prepare
papéis com
anotações para suas alunas para ajudá-las a lembrar do que você
ensinou durante a aula. Pode ser uma lista com o nome dos
passos que você geralmente ensina à sua classe de inciantes, uma lista dos
ritmos mais usados em aula ou os passos usados numa determinada
coreografia. Isso fará com que suas alunas
pratiquem a dança em casa com mais facilidade e, assim, elas aprenderão mais
rápido.
Conselhos musicais. Recomende às suas alunas uma lista com CDs de
músicas árabes para a prática em casa. Elas precisam da
música certa para praticarem sozinhas um determinado estilo.
Combinações. Crie combinações que incluam 2 ou 3
passos diferentes, com uma suave
transição de um para outro. Assim, suas alunas terão passos para
desenvolver e criar outros
movimentos a partir deles.
Coreografia X Improviso. Estabeleça um
equilíbrio em sua aula - ensine algumas coreografias para que as
alunas possam dispor de algo que elas saibam como fazer, e incorpore alguns
exercícios livres para que elas possam aprender a
improvisar também.
Trabalhe a memória de suas alunas. Se de vez em quando sobra um
tempinho durante aula,
encoraje suas alunas a trazerem um
caderninho de anotações. Assim que ensinar algo novo, dê alguns minutos para que elas anotem o necessário sobre a
aula. Isso as ajudará a praticar em casa.
Propaganda é a alma do negócio. Se você oferece suas aulas numa
academia, num centro de cultura ou num clube, não espere que o dono do negócio faça todo o trabalho para
promover seu curso. É claro, o estabelecimento vai listá-las no catálogo de cursos e isso é uma grande
publicidade. Mas não se esqueça de que as
aulas são suas também! Então coloque a mão na massa - distribua
panfletos quando se apresentar, coloque seus cartões de visita em quadros de avisos de lojas e escolas, crie um
site na internet... Você vai
atrair mais alunas e quanto maior o tamanho da sua classe, mais o local onde você trabalha vai querer promovê-la.
Fonte: Shira.net
A Dança Oriental pode ser praticada em várias faixas etárias, tais como: crianças, adolescentes, adultos e melhor idade. Sendo assim, deve-se levar em consideração a separação por faixa etária tendo em vista que cada grupo aprende de forma diversificada e existem movimentos específicos para cada grupo.
DICA PARA LECIONAR DANÇA ORIENTAL ÀS CRIANÇAS:
Por Jorge Sabongi
1) salas devem ser exclusivas para crianças (nunca fazer aulas com
adultos, pois tira-se a liberdade de todos, numa confusão de padrões de
comportamento social);
2) limite do número de crianças por aulas, pois seus valores são diferentes dos
adultos (máximo 10, para que seja dada boa atenção à todas elas);
3) tempo máximo de 1 hora de aula, por questão de concentração infantil;
4) ensinamento dos passos básicos de forma lúdica, somente à título de
brincadeira, sem grandes exigências;
5) psicologia adequada da mestra no trato com crianças para não criar estímulos
em algumas, e inibições em outras, fator que tende a repercutir para o resto da
vida;
6) ensinar gracinhas (não charme!); evitar movimentos que estimulem
demais a sexualidade;
7) suprimir movimentos que envolvam risco, como cambreés, caídas ao chão... e
outros que a idade cronológica da criança não permitam discernir perigo para o
corpo (lembre-se que ela poderá mostrar para uma amiguinha na escola e
exagerar, podendo machucar-se);
8) acompanhamento da mãe, assistindo as aulas e tirando uma série de dúvidas
que vão surgir para a criança (é uma maneira sadia de ficar mais próxima de sua
filha)
9) estabelecimento de um período curto do curso (poucos meses).
10) aulas de dança do ventre não são como um curso qualquer que você deixa sua
filha e vem buscar mais tarde. É necessário um esforço adicional de sua
parte.
O início do aprendizado da dança do ventre para crianças tem
um aspecto lúdico e dinâmico; o que transforma esforço e técnica em uma
atividade prazerosa. Conhecer o próprio corpo, aumentar a noção de espaço e
lateralidade são habilidades essenciais que são estudadas através dos
movimentos da dança.
Praticada desde a infância, a dança do ventre favorece
aspectos como criatividade, sensibilidade, musicalidade e socialização, melhora
a coordenação motora, a disciplina e a timidez, tornando as crianças mais comunicativas
e confiantes, o que contribui para a formação de mulheres mais seguras e com
boa auto estima!
A idade apropriada deve ser a partir dos 5 anos de idade.
Abaixo o link para o Glossário da Dança Oriental elaborado pela bailarina SUHEIL (São Paulo)
MÉTODO ACADÊMICO SUHEIL DANÇA DO VENTRE
Este método é criação própria e
encontra-se registrado, sendo vedada a sua utilização ou o nome de sua
criadora sem sua expressa autorização, sob as penas da lei.
Para utilizar este método profissionalmente, entre em contato para obter
informações sobre o curso de “Formação de Professoras” e como obter a
“Autorização para uso da metodologia”.
SOBRE O TRABALHO ACADÊMICO
Didática e Metodologia - Resumo
CONTEÚDO BÁSICO:
- Princípios da Dança do Ventre :
Histórico da dança, cultura geral, folclore do Oriente Médio, a face
mística e o trabalho terapêutico na dança, ética profissional.
- Preparação física :
Alongamento e flexibilidade; correção postural; desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio; fortalecimento muscular.
- Técnica :
Conceitos de cinesiologia, biomecânica e anatomia do movimento.
Movimentos técnicos: movimentação dos membros inferiores e superiores;
movimentos de quadril, de tronco, tremidos e como utilizá-los;
movimentos ondulatórios; contrações abdominais e pélvicas; giros;
deslocamentos; movimentos de solo.
- Musicalidade e ritmo :
Leitura musical. Estudo dos diferentes ritmos musicais e como
interpretá-los; conhecimento dos principais instrumentos;
desenvolvimento de habilidade para improvisação e para coreografar;
seleção e repertório musical.
- Expressão e Interpretação :
Entradas e saídas de cena; colocação cênica e uso do espaço; trabalho de
palco; deslocamentos espaciais; expressão corporal e facial; técnicas
de interpretação. Produção: como se vestir, se maquiar, cabelo,...
DIVISÃO POR NÍVEL TÉCNICO:
O
curso completo pelo Método Acadêmico Suheil para dança do ventre e
folclore do Oriente Médio têm duração total de 5 anos, sendo 3 anos para
a formação básica e 2 anos para o aperfeiçoamento.
Nivel 1 - Turma iniciante
Descobrindo seu próprio corpo; postura, encaixes, eixos, respiração.
Alongamento e flexibilidade. Os passos básicos da dança do ventre.
Introdução aos ritmos. Início ao desenvolvimento cultural.
Em algumas semanas a aluna já consegue dar seus primeiros passos. Ao
final deste nível, além do corpo estar trabalhado, a aluna está apta a
dançar de forma simples e elegante.
*Ao término deste nível técnico, haverá exame com banca examinadora.
Nivel 2 - Turma Intermediário
Trazendo delicadeza e leveza aos movimentos. Alongamento e
flexibilidade. Desenvolvimento de técnicas de quadril. Combinações,
deslocamentos. Uso do véu. Estudo de ritmos. Influências folclóricas.
*Ao término deste nível técnico, haverá exame com banca examinadora.
Nível 3 – Semi Avançado
A magia do dançar. Agilidade e precisão técnica. Alongamento e
flexibilidade. Desenvolvimento de técnicas de quadril. Domínio de
acessórios. Estudo avançado de ritmos. Aprofundamento cultural.
*Aqui encerra-se o
curso prático básico para bailarinas. Com bom domínio técnico da dança e
base cultural, a aluna está apta a se apresentar sosinha. Inicia aqui o
seu aperfeiçoamento e lhe é permitido cursar a formação para
professoras e/ou seguir uma carreira profissional. Cerimônia de batismo
opcional.
Nível 4 - Avançado
Vivendo o aperfeiçoamento. Estudando estilos famosos, grandes
bailarinas, diferenças culturais refletidas na dança. O ballet oriental.
Técnicas avançadas de quadril. Acessórios e equilíbrio. Aprofundamento
cultural.
Nível 5 - Profissional
O eterno praticar. A manutenção. A atualização. O respeito à arte.
Porque estudar não acaba nunca...
SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORAS DE DANÇA DO VENTRE
MÉTODO ACADÊMICO DE ENSINO
- Como nasceu este curso e sua proposta -
Após mais de vinte anos dentro das salas de aulas de dança, pude
perceber a dificuldade de compreensão e assimilação que normalmente é
encontrada quando falamos em dança do ventre. Não apenas a didática dos
passos, como também a forma de executá-los com conciência e sua origem,
história e contemporaneidade. Isso até hoje impede (ou dificulta muito!)
que inúmeras mulheres desfrutem dos benefícios atingidos com a prática
desta atividade física.
Quando inciei meus estudos nesta dança, minha mestra na época podia
jurar que a dança tinha suas origens no Egito antigo. Fazíamos
determinados “rituais” de permissão e agradecimento, entre outros. Assim
passaram-se anos, até a comprovação arqueológica de que esta teoria
estava “furada”. Vendo-me então sem fundamentos lógicos e/ou históricos,
surgiu meu desejo de saber a origem desta arte, entender sua
sobrevivência, os formatos que absorveu e como é representada nos dias
atuais.
Sendo ex-bailarina clássica, aprendi a dançar dentro dos rigores da
disciplina do ballet, onde tudo tem uma resposta pronta e matemática,
onde o estudo é diário, exaustivo e eternamente uma busca. Quando me
deparei com a maneira confusa das aulas de dança do ventre,
principalmente com a falta de continuismo, a ausência de um método
didático e a misteriosa cultura que precisava ser compreendida sem quase
nenhum acesso, não consegui aceitar esse modelo de ensino. Não para uma
arte que me fascinava como nenhuma outra. Queria aprender mais. Queria
técnica apurada. Queria movimentos leves, giros bem desenhados,...
Queria saber o que fazer...
Isso aconteceu há mais de 20 anos atrás. Daí em diante, foram anos de
busca, muito estudo, leituras, pesquisas, experiências e descobertas que
o amor a esta dança me fez dedicar. E com o amadurecimento, o desejo de
ensinar cada vez melhor, moldar corpos com maior primor estético,
plantar em terras férteis e colher frutos cada vez mais vistosos.
Espero poder compartilhar a beleza e a alegria desta arte, contribuindo
de alguma forma após esta vida de dedicação. De forma leve, divertida e
sempre sendo atualizado, meu método de didática e ensino exclusivo, foi
desenvolvido para poder criar uma linguagem única de compreensão,
facilitando o aprendizado da aluna e garantido seu desenvolvimento com
primor técnico, uma vez que o método foi baseado nos conceitos e nas
bases das escolas centenárias clássicas acadêmicas , tornando-se assim,
diferenciado.
Disponibilizando minha criatividade, experiência e estudo de anos nas
mais diversas modalidades de Dança para lapidar de forma cuidadosa o
estudo da Arte da Dança do Ventre, visando valorizá-la e respeitá-la.
Este
curso acima de tudo é um roteiro, um guia para torná-la uma
profissional do ensino da Dança do Ventre, com segurança e qualidade.
Para ler mais sobre como surgiu este método, acesse AQUI o Blog da Bailarina Suheil
http://bailarinasuheil.blogspot.com.br